Influente senador republicano vai para o Partido Democrata

Washington, 28 abr (EFE).- O influente senador republicano Arlen Specter anunciou hoje sua decisão de se juntar ao Partido Democrata, desiludido com o giro à direita de sua legenda nas últimas décadas.

EFE |

Em entrevista coletiva, Specter, de 79 anos, explicou que foi uma "decisão dolorosa" que decepcionou seus amigos e colegas, mas afirmou que também está decepcionado com os ataques de alguns de seus correligionários.

"A decepção existe dos dois lados", disse o senador, que afirmou que sua filosofia política está agora "mais voltada aos democratas que aos republicanos".

Specter, republicano desde 1966, disse que se lançará à reeleição como democrata nas legislativas de 2010, frustrado com a mudança à direita do Partido Republicano.

O senador pela Pensilvânia, que presidiu importantes comitês do Senado, ganhou o respeito de seus colegas pela forma na qual, em 2005, enfrentou um câncer linfático que o obrigou a se submeter a um forte tratamento de quimioterapia.

Apesar de sua saúde delicada, ele permaneceu em seu posto de senador.

A decisão de Specter foi motivo de comemoração para os democratas, que veem agora aumentar suas possibilidades de ter uma maioria sólida de 60 cadeiras no Senado.

No entanto, na entrevista coletiva, Specter insistiu em que não será automaticamente o voto número 60 dos democratas, e que se manterá fiel a seus princípios de independência política no momento de propor ou apoiar projetos legislativos.

Os democratas alcançarão as 60 cadeiras se seu candidato pelo Minnesota, o comediante Al Franken, derrotar seu oponente republicano, o senador Norm Coleman.

A apuração para esta cadeira pelo Minnesota está aberta desde as eleições de novembro do ano passado.

Segundo a Casa Branca, o presidente Barack Obama ligou para Specter para felicitá-lo pela mudança, e para transmitir a mensagem de que o Partido Democrata "está entusiasmado de tê-lo a seu lado".

EFE mp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG