Indonésia registra 19 mortes por gripe aviária em 2009

Jacarta, 6 jan (EFE).- Pelo menos 19 pessoas morreram de gripe aviária na Indonésia durante o ano passado e, com isso, sobe para 134 o número de vítimas fatais registradas nesse país desde o surgimento da epidemia, o número mais alto do mundo, confirmaram hoje as autoridades de saúde do país asiático.

EFE |

Fontes do Ministério da Saúde, que deixaram de oferecer dados pontuais da situação em 2008, afirmaram que 20 pessoas foram infectadas com o vírus H5N1 no ano passado, e só uma se recuperou da doença.

A última morte relacionada a esta epidemia - que apareceu na China no final de 2003 e depois se propagou pelo mundo - aconteceu em setembro do ano passado.

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmam os números divulgados pela Indonésia, país onde parte da população - formada por 230 milhões de habitantes - cria galinhas e patos em casa.

A gripe aviária é transmitida ao homem através do contato direto com a ave infectada.

Segundo a OMS, no ano passado, houve no mundo todo 72 contágios pelo H5N1, com mortes na China (4), Egito (4), Indonésia (19) e Vietnã (5). EFE ind/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG