Indonésia recebe reunião mundial sobre impacto da mudança climática nos oceanos

A primeira conferência internacional sobre os oceanos teve início nesta segunda-feira em Manado (Indonésia), para tentar sensibilizar o mundo sobre o impacto da mudança climática nos mares.

AFP |

Representantes de 70 Estados, da ONU e das organizações não governamentais, 1.500 pessoas no total, assistirão até sexta-feira a Conferência Mundial dos Oceanos na capital do norte da ilha de Sulawesi.

A reunião terminará com a assinatura da Declaração de Manado, um documento que pedirá a incluisão dos oceanos nas negociações da Cúpula de Copenhague.

Esta reunião contra o aquecimento global, que acontecerá em dezembro, deve elaborar o segundo grande acordo internacional para a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa e substituirá o Protocolo de Kyoto, cujos compromissos começam a expirar em 2012.

"Está claro que nossos preciosos recursos marítimos estão cada vez mais ameaçados e que o aquecimento global acelerará a destruição em muitos lugares do planeta", declarou o ministro indonésio de Assuntos Marítimos, Freddy Numeri, na abertura da reunião.

Os mares e oceanos cobrem quase 71% da superfície do planeta e quase 10% dos seres humanos vivem a menos de 10 km das costas, segundo estimativas.

aub-jri/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG