campanha de paz em Paris - Mundo - iG" /

Índios nordestinos brasileiros lançam campanha de paz em Paris

Três líderes de tribos do nordeste brasileiro iniciaram nesta quinta-feira, em Paris, uma campanha de paz para divulgar a situação dos índios no Brasil e suas lutas pelo direito à terra, o respeito à natureza, o acesso à água e o reconhecimento de sua cultura.

AFP |

A campanha, que será realizada na França e na Bélgica, terá também o objetivo de desenvolver vínculos internacionais através de encontros com representantes políticos franceses e europeus.

Yakuy Tupinambá, que vem do sul do estado da Bahia e é a porta-voz de sua nação ante as autoridades federais brasileiras, insistiu que a luta para manter sua cultura não é somente uma "questão indígena, mas envolve também toda a Humanidade e, por isso, acaba sendo uma campanha de paz".

Os índios brasileiros, embora tenham admitido avanços durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva para o reconhecimento de seus direitos, sua língua e sua cultura, denunciaram o não cumprimento das leis no país.

Eles denunciaram ainda os privilégios dos grandes proprietários de terra ("os fazendeiros"), que além de arrasar sem medida as florestas e contaminar o meio ambiente, não hesitam em amedrontar e assassinar os índios.

Os dirigentes indígenas serão recebidos no próximo dia 8 por deputados e dirigentes de ONGs francesas na sede da Assembléia Nacional.

Na tarde de 13 de outubro, estarão no Parlamento Europeu em Bruxelas para participar de uma reunião da subcomissão dos Direitos Humanos.

feff/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG