Indígenas de região amazônica no Peru desbloqueiam estradas

Lima, 16 mai (EFE).- Os indígenas do departamento (estado) amazônico de San Martín concordaram nesta sexta-feira em desbloquear as estradas que mantinham impedidas há 11 dias em sinal de protesto pela derrogação de vários decretos, confirmaram à Agência Efe fontes policiais.

EFE |

Enquanto em outras regiões amazônicas as medidas de força dos índios continuam, os desta região anunciaram que desbloquearão as vias a partir deste sábado, depois que várias vozes alertaram do perigo de desabastecimento de alimentos em algumas cidades da região.

Após 11 dias de bloqueio, a estrada Fernando Belaúnde, principal via entre a região de San Martín e a costa peruana, apresentava uma fila de veículos de dez quilômetros, muitos dos quais eram transportadores de alimentos.

O presidente do conselho de ministros, Yehude Simon, qualificou o anúncio como uma "boa notícia que demonstra que com o diálogo se podem solucionar os problemas", em referência ao chamado à insurgência realizado hoje pela Associação Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana.

Desde o dia 9 de maio, rege o estado de emergência em várias localidades amazônicas de quatro departamentos do leste do país, uma medida que os indígenas pedem que seja retirada. EFE fcg/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG