Indígena opositora é empossada governadora de Chuquisaca

La Paz, 11 jul (EFE) - A líder indígena opositora Savina Cuéllar foi empossada hoje como nova governadora do departamento de Chuquisaca, no sudeste da Bolívia, em um ato no qual foi apoiada pelos colegas autonomista de outras regiões.

EFE |

Cuéllar, uma quíchua de 45 anos, venceu as eleições no departamento boliviano em 29 de junho em representação das instituições regionais cívicas, opositoras e autonomista de Chuquisaca, cuja capital é Sucre.

O Governo emitiu o decreto o qual reconhece que Cuéllar é a máxima autoridade da região para a posse que foi realizada hoje na Corte Superior do Distrito de Chuquisaca.

A nova governadora discursou em quíchua, no qual expressou o desejo de "unidade" para a Bolívia em um momento em que há um confronto entre o Executivo e a oposição.

Ela também pediu "calma" e solicitou ao Governo de Evo Morales apoio para encarar o desenvolvimento regional com a construção de "escolas, caminhos e um novo aeroporto" como obras prioritárias para a região.

As eleições em Chuquisaca precisaram ser antecipadas pela renúncia do ex-titular, o governista David Sánchez, que se refugiou no Peru após os violentos protestos registrados em novembro em Sucre contra a Assembléia Constituinte, que terminaram com três mortos e 300 feridos. EFE rs/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG