Indicado por Obama para Justiça, Holder é veterano dos tribunais

Washington, 1 dez (EFE).- O candidato proposto pelo presidente eleito, Barack Obama, para ocupar a Secretaria de Justiça de EUA, Eric Holder, é um respeitado veterano da política e dos tribunais, embora não seja alheio à polêmica.

EFE |

Ao aceitar a nomeação, Holder afirmou que sua prioridade será garantir a segurança dos cidadãos e manter, ao mesmo tempo, o máximo respeito à Constituição do país.

"Podemos e devemos garantir a segurança da população enquanto se respeitam e avaliam as magníficas garantias constitucionais", sustentou.

A segurança nacional, segundo ele, não está ameaçada unicamente por terroristas, mas também por "os delinqüentes em território nacional, seja na rua ou nas salas de diretorias das empresas", afirmou o advogado, que prometeu colaborar com as autoridades estatais e locais para identificar e combater as ameaças.

À frente do Departamento de Justiça, Holder terá a indigente tarefa de restabelecer a moral de seus funcionários, após anos de forte politização durante a etapa em que Alberto Gonzales esteve no comando.

Caso seja sua nomeação seja confirmada pelo Senado, este advogado, que durante a Administração do presidente Bill Clinton foi o "número dois" do Departamento, será o primeiro-secretário de Justiça negro nos Estados Unidos.

Holder é um dos assessores mais próximos ao presidente eleito e, junto com Caroline Kennedy, liderou a equipe para selecionar o candidato à Vice-Presidência que acompanharia Obama na disputa pela Casa Branca. EFE mv/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG