Índia vai às urnas para terceira fase das eleições legislativas

Mais de 144 milhões de indianos estão registrados para participar nesta quinta-feira na terceira fase das eleições legislativas em nove estados do país, incluindo Mumbai, a capital econômica do país.

AFP |

Em Mumbai, que elege 10 deputados, a campanha eleitoral foi muito forte desde o fim de novembro, quando um comando terrorista islamita matou 174 pessonas em uma série de ataques coordenados.

A votação acontece nos estados de Bihar, Uttar Pradesh, Gujarat, Karnataka e Bengala.

A terceira fase das eleições também acontece no vale da Caxemira, em meio a um forte esquema de segurança, particularmente em Srinagar, a capital da Caxemira indiana, depois de dois dias de protestos violentos contra as eleições e a detenção de líderes separatistas.

Os estados de Bihar e de Bengala Ocidental também são vigiados pelo temor de ataques de rebeldes maoístas, que na primeira fase da votação mataram 19 pessoas no estado de Jarjand e em outros dois do leste do país.

A primeira das cinco etapas das eleições legislativas na Índia, a maior democracia do mundo com 714 milhões de eleitores, aconteceu em 16 de abril em 15 estados e dois territórios.

Os indianos elegerão 543 deputados da Assembleia do Povo, que representa os 28 Estados e sete territórios do país.

Os resultados oficiais serão anunciados no dia 16 de maio.

burs-gh/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG