Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Índia teve alertas sobre ataques a hotel, dizem fontes

Por Krittivas Mukherjee MUMBAI, 1o (Reuters) - Dias antes do ataque de militantes à cidade de Mumbai, autoridades indianas foram alertadas sobre um ataque iminente de guerrilheiros islâmicos que chegariam pelo mar, de acordo com uma fonte da guarda costeira do país.

Reuters |

O proprietário do hotel Taj Mahal na cidade, que foi o centro do massacre da semana passada, disse que também havia recebido um aviso sobre um possível ataque, e que havia aumentado a segurança logo depois.

Autoridades indianas dizem que os militantes que atacaram Mumbai, matando mais de 180 pessoas, pertenciam ao grupo Lashkar-e-Taiba (L-e-T), baseado no Paquistão e que também é culpado pelo ataque ao Parlamento indiano em 2001.

"Sim, a guarda costeira e a Marinha tinham informações da inteligência de que um barco da L-e-T chegaria na costa noroeste de Gujarat", disse uma importante autoridade da guarda costeira, se referindo ao Estado no oeste do país que tem fronteira como o Paquistão.

Falando em condição de anonimato por não possuir autorização para falar com a imprensa, ele disse que havia recebido um alerta três dias antes dos ataques. Gujarat fica no norte do Estado de Maharashtra, cuja capital é Mumbai.

Fontes de inteligência disseram ao canal de televisão NDTV que haviam emitido uma série de alertas sobre possíveis ataques pelo mar nos meses que antecederam os eventos da semana passada.

Uma informação da inteligência alertou anteriormente que um monumento e o hotel Oberoi-Trident estavam entre os possíveis alvos, disse a NDTV.

"É irônico que tenhamos recebido alerta, e tomamos algumas providências também, proibindo os estacionamento de carros no pórtico, colocando detectores de metal", disse o proprietário do Taj, Ratan Tata à CNN.

Os militantes parecem ter enganado a guarda costeira sequestrando um barco de pesca indiano, disseram autoridades.

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG