Índia será convidada de honra em desfile em Paris pela queda da Bastilha

Paris, 11 jul (EFE).- A Índia será o país convidado de honra no desfile do dia 14 de julho, na França, em comemoração à queda da Bastilha, informou hoje a Presidência da República, que confirmou a presença do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

EFE |

O desfile será aberto por destacamento de oficiais, suboficiais e soldados do Exército, da Marinha e da Aeronáutica de Índia.

Depois dos atos, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, deve almoçar com o primeiro-ministro da Índia, afirmaram as fontes do Palácio do Eliseu.

Com o convite, Sarkozy pretende destacar a associação estratégica entre França e Índia, firmada desde 1998, segundo o comunicado oficial.

"A França reconhece na Índia um papel de primeira categoria na cena internacional e apoia, por este motivo, a candidatura da Índia a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas", acrescenta a nota.

Além disso, o Eliseu lembra que a França "apoia a ampliação do Grupo dos Oito (G8, formado pelas sete potências mais industrializadas do mundo, mais Rússia) aos grandes países emergentes, especialmente à Índia". EFE jam/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG