Índia prepara estudo sobre efeitos da mudança climática no país

Nova Délhi, 6 set (EFE).- A Índia encomendou um estudo científico para supervisionar os efeitos da mudança climática em diferentes pontos do país, informou hoje o Ministério do Meio Ambiente.

EFE |

O plano, do qual participarão 127 organizações de pesquisa e 220 cientistas, será apresentado em novembro do ano que vem, de acordo com o ministério.

A mudança climática na Índia causou um aumento no nível do mar, de acordo com cientistas citados pela agência indiana "Ians", preocupados com um suposto aumento dos furacões e tempestades tropicais.

"Vimos que a linha do litoral no país foi afetada pelo aumento do nível do mar. A erosão vai acontecer, e causará danos e deslocamentos no litoral da baía de Bengala", disse à "Ians" o diretor do Centro Nacional Indiano de Serviços de Informação Oceânica, S.S.C. Shenoi.

Embora apenas 6% dos ciclones tropicais mundiais afetem a baía de Bengala, a intensidade deste tipo de tempestades aumentou nos últimos anos, segundo o professor S.K Dube, do Centro de Ciências Atmosféricas de Nova Délhi.

"Deve-se à mudança climática", disse Dube.

Com este estudo, o Ministério do Meio Ambiente pretende avaliar os efeitos da mudança climática sobre as diferentes regiões da Índia, um país que enfrenta sérios problemas ambientais, como a perda de aquíferos ou a poluição de suas cidades.

"Até agora, nosso conhecimento da mudança climática no país é impreciso e inconsistente. Com o projeto - que incluirá o estudo de geleiras e do aumento do nível do mar - saberemos enfrentar as mudanças do ambiente", disse há poucos dias o ministro do Meio Ambiente, Jairam Ramesh.

Ramesh também disse que a Índia está se preparando para lançar um satélite próprio destinado a supervisionar e quantificar a emissão à atmosfera de gases do efeito estufa. EFE daa/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG