Nova Délhi, 18 dez (EFE).- A Índia testou hoje com sucesso o míssil de fabricação indo-russa Brahmos, que com um alcance de 290 quilômetros foi lançado pela primeira vez de uma plataforma vertical, informaram fontes do ministério da Defesa.

"O míssil Brahmos foi lançado com sucesso com uma configuração de lançamento vertical de um navio da Marinha indiana na baía de Bengala (leste)", disse à agência indiana "PTI" uma fonte do ministério da Defesa.

Segundo a "PTI", o lançamento transformou o Brahmos no único míssil supersônico do mundo que suporta simultaneamente lançamentos verticais e inclinados de plataformas navais.

O teste aconteceu de uma embarcação de guerra que transportava uma plataforma construída pela companhia Brahmos, sociedade de joint venture entre Índia e Rússia.

"O teste provou e verificou o funcionamento da nova lançadora universal vertical desenhada e desenvolvida pela corporação", afirma a fonte.

O primeiro teste com o Brahmos aconteceu em 2001, e desde então foram realizados mais de 10 testes com sucesso. EFE daa/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.