Índia enviará à Lua sonda pintada com cores do país

A Índia enviará à Lua uma sonda pintada com as cores de sua bandeira nacional, indicou nesta terça-feira a agência espacial deste país, na véspera do lançamento de sua primeira missão lunar não tripulada.

AFP |

O programa lunar Chandrayaan-1 --cujo nome procede da aeronave transportada no foguete vetor de satélites (PSLV)-- deverá ser lançado na quarta-feira às 06h20 (21h50 de Brasília) do centro espacial Satish Dhawan, em Sriharikota, uma península do sudeste da Índia, 90 km ao norte de Madras (Tamil Nadu).

Esse acontecimento histórico tem várias etapas: a decolagem do foguete PSLV, a colocação em órbita do Chandrayaan-1 a 385.000 km da Terra e uma série de experiências e análises na Lua e ao redor dela, durante dois anos, como a busca por água, minerais e substâncias químicas. Tudo isso graças à alunissagem de uma sonda.

"Uma bandeira indiana está pintada na sonda. Quando a nave espacial alcançar sua órbita 100 km acima da Lua, a partir de 8 de novembro, a sonda se separará e cairá em solo lunar", explicou à AFP o porta-voz da Organização Indiana de Pesquisas Espaciais (ISRO), B.R. Guru Prasad.

str-er-nr/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG