Índia e Inglaterra assinam acordo na área de energia nuclear

LONDRES, 13 de fevereiro (Reuters) - A Inglaterra assinou um acordo de cooperação na área de energia nuclear com a Índia, preparando o terreno para uma conferência internacional, disse o governo britânico no sábado. A declaração, assinada em Nova Déli, permitirá que empresas britânicas colaborem com companhias indianas na área de tecnologia nuclear para usos civis e ajudará os dois países a garantir o fornecimento de energia sem o aumento da emissão de carbono, disse o ministro dos negócios Pat McFadden à Reuters num telefonema.

Reuters |

Por causa do acordo, a Índia participará da conferência "Nova Escalada Nuclear" em Londres entre 1 e 3 de março, que incluirá empresários e políticos de 15 países, inclusive os Emirados Árabes Unidos.

McFadden disse que a declaração estava em linha com "nosso forte compromisso com a não-proliferação nuclear."

"O acordo realmente abre as portas para que comece uma discussão entre algumas das melhores empresas de engenharia britânicas e as autoridades nucleares da Índia."

"Considerando que na Inglaterra nós também vamos expandir nossa potência nuclear para usos civis nos próximos anos, garantir que a cadeia de fornecimento esteja toda certa não só para nossos propósitos domésticos como para a exportação é uma importante oportunidade para a indústria britânica."

A Inglaterra planeja construir uma nova geração de usinas nucleares em seu país, mas precisa da ajuda dos franceses para fazê-lo.

Em outro anúncio, McFadden disse que a Inglaterra e a Índia fizeram um acordo para realizar um programa conjunto de pesquisa de três anos para desenvolver soluções de geração de energia solar eficientes do ponto de vista dos custos. O programa custará 10 milhões de libras.

(Texto por Avril Ormsby; Edição por Richard Williams)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG