Índia e EUA selam acordo sobre defesa e instalação de centrais nucleares civis

Índia e Estados Unidos selaram nesta segunda-feira um acordo sobre a defesa que impulsionará a venda de armas americanas no país asiático e aprovaram a instalação de duas centrais nucleares civis também americanas, anunciou a secretária de Estado, Hillary Clinton.

AFP |

"Os dois países acertaram um pacto de vigilância da utilização final das armas americanas e da tecnologia que serão vendidas à Índia", explicou Clinton em coletiva de imprensa com o chefe da diplomacia indiana, S.M. Krishna.

"Este acordo abre caminho para uma cooperação maior em termos de defesa entre nossos países", acrescentou a secretária de Estado, no quarto dia de sua visita à Índia.

Segundo o acordo, a Índia se compromete a respeitar a legislação americana sobre a venda de armas. As leis americanas proibem os Estados que comprem material de defesa dos Estados Unidos a transferência de tecnologia para países terceiros.

No setor nuclear civil, Clinton enfatizou que dois lugares na Índia receberam a aprovação para a construção de centrais nucleares americanas.

bur/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG