Índia detém jornalista por ataque contra carro diplomático israelense

Indiano é investigado por possíveis ligações com ataque que feriu 4 em Nova Délhi; ele diz trabalhar para empresa de notícias do Irã

iG São Paulo |

A polícia indiana deteve nesta quarta-feira um jornalista que está sendo investigado por possíveis ligações com o ataque a bomba contra um carro diplomático israelense que deixou quatro feridos no mês passado, em Nova Délhi.

Tensão: Carro de diplomata israelense é alvo de explosão na Índia

AP
Policiais levam Syed Mohammed Kazmi, suspeito de estar por trás do ataque contra um carro diplomático de Israel
Segundo o jornal The Press Trust of Índia, o suspeito disse trabalhar para uma companhia de notícias iraniana. O jornalista, segundo seu advogado, esteve uma vez no Irã a trabalho.

O indiano foi detido sob a suspeita de participar do atentado em Nova Délhi, indicaram fontes policiais nesta quarta-feira.

O detido, Syed Mohammed Kazmi, de 50 anos de idade, teria estado em contato com os autores do ataque, segundo as fontes citadas pela imprensa local. Não estão descartadas novas detenções, uma vez que a investigação segue aberta.

O atentado aconteceu no dia 13 do mês passado, quando foi detonada uma bomba que fora presa a um automóvel da embaixada israelense em Nova Délhi, ferindo três indianos e a esposa de um diplomata de Israel.

Virtual: Israel sofre novo ataque de hackers em escalada de guerra cibernética

No mesmo dia, o governo da Geórgia disse ter desativado uma bomba também colocada em um veículo da Embaixada de Israel em Tbilisi. Os explosivos foram descobertos antes de serem detonados.

Na ocasião, o governo israelense acusou o Irã e o grupo militante libanês Hezbollah pelas duas ações . Nova Délhi se absteve até agora de culpar o governo de Teerã pelo atentado, com o argumento de que precisa de provas determinantes que vinculem o Irã - importante parceiro comercial da Índia - ao ataque terrorista.

*Com EFE

    Leia tudo sobre: índiaisraelataquecarro diplomático

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG