Índia destina US$ 1 mi de ajuda ao Haiti

Nova Délhi, 14 jan (EFE).- O Governo da Índia anunciou hoje que destinará US$ 1 milhão em dinheiro ao Haiti para as tarefas de ajuda às vítimas do terremoto que há dois dias assolou o país caribenho.

EFE |

O Ministério de Assuntos Exteriores indiano expressou, em comunicado, sua "profunda tristeza" pela "morte" e "destruição" causadas pelo terremoto.

O Governo admitiu que a comunicação com o Haiti é "difícil", mas esclareceu que os 150 capacetes azuis indianos no Haiti estão sãos e salvos.

O Ministério de Exteriores disse estar em contato com a embaixada indiana em Cuba, encarregada de atender os cidadãos que estão na região, para determinar se algum indiano foi atingido pelo tremor.

Uma fonte do ministério disse à agência "Ians" que os capacetes azuis indianos já estão envolvidos nos trabalhos de resgate, mas afirmou "não ter notícias" sobre cerca de 40 famílias indianas, entre as quais há várias freiras das Missionárias da Caridade, congregação fundada pela madre Teresa de Calcutá.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 de Brasília da terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do Haiti. O primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, cifrou o número de mortos em "centenas de milhares".

O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 14 militares do país que participam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.

A brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no tremor. EFE nt/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG