Índia confirma surto de gripe aviária

GAUHATI, Índia - Oficiais da saúde da índia afirmaram nesta segunda-feira que darão início à execução de centenas de aves, após confirmarem uma epidemia de gripe aviária no remoto noroeste do país.

AP |

Após a morte de centenas de aves no estado de Tripura testes confirmaram o surto de gripe aviária, afirmou Asim Roy Burman, veterinário oficial do Departamento de Recursos Animais.

Burman disse que as autoridades darão início à execução das aves e já proibiram a importação de animais de Bangladesh, onde a doença está amplamente difundida.

Segundo ele 20 equipes aguardam apenas a autorização do governo para dar início à execução.

Nos últimos anos a A Índia sofreu diversos surtos da doença, que levou à execução de cerca de 4 milhões de aves como tentativa de controlar a disseminação.

Ao menos 238 pessoas morreram em todo o mundo por causa da gripe aviária desde 2003, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A maioria dos casos humanos tem relação com o contato com alguma ave infectada.

A gripe aviária continua difícil ao contágio humano, mas especialistas acreditam que o vírus podem mudar tornando-se adaptável ao organismo humano e causar uma pandemia mundial.

Leia mais sobre: gripe aviária

    Leia tudo sobre: gripe aviária

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG