Índia apresenta primeiro submarino nuclear de fabricação própria

Nova Délhi, 26 jul (EFE).- O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, classificou hoje como uma conquista histórica a fabricação do primeiro submarino nuclear com tecnologia exclusivamente indiana.

EFE |

A embarcação foi apresentada numa cerimônia militar no sul do país.

"Hoje, nos unimos a um seleto grupo de cinco nações com capacidade para construir submarinos nucleares", afirmou Singh durante a cerimônia, segundo um comunicado do Governo.

O premiê disse que a apresentação do submarino não tem como objetivo "ameaçar ninguém", já que a Índia "busca na região e fora dela uma atmosfera que conduza ao desenvolvimento pacífico".

Singh lembrou da Rússia, principal parceiro militar da Índia, e agradeceu Moscou pela "contínua e inestimável colaboração" em matéria de defesa, algo que "simboliza a estreita relação" entre ambos os países.

O premiê indiano também agradeceu à equipe de cientistas e especialistas que trabalhou no projeto do submarino, chamado "INS Arihant". "Vocês demonstraram a força das organizações de pesquisa e desenvolvimento da Índia", afirmou.

"O Governo está totalmente comprometido em assegurar a defesa de nossos interesses nacionais e a proteção de nossa integridade territorial", acrescentou Singh.

A apresentação da embarcação militar aconteceu na localidade de Visakhapatnam, no estado de Andhra, e coincidiu com os dez anos do fim do último conflito armado com o Paquistão, a potência nuclear vizinha.

Até o fim do ano, a Marinha indiana disporá de outro submarino nuclear, o "Akula", de fabricação russa. EFE amp/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG