Independentistas de Taiwan agridem negociador chinês

Taipé, 21 out (EFE).- Um grupo de independentistas taiuaneses atacaram hoje o negociador da China para a aproximação com Taiwan, Zhang Mingqing, durante sua visita à cidade de Tainan.

EFE |

A emissora local "TVBS" mostrou um grupo de agressores que empurravam batiam em Zhang quando ele visitava junto a um grupo de analistas um monumento da localidade.

Zhang chegou a ser derrubado e encontrou muita dificuldade para conseguir chegar a seu automóvel. Um dos agressores subiu no teto do carro que levava o chinês e o atacou repetidas vezes.

O negociador chegou à ilha no domingo passado, na qualidade de decano da Faculdade de Jornalismo de Xiamen, para participar de um simpósio, e no momento da agressão visitava o Templo de Confúcio, a primeira universidade de Taiwan.

Parlamentares do governante Partido Kuomintang condenaram o incidente.

Analistas na ilha apontam que a visita de Zhang tem como objetivo principal preparar a chegada a Taiwan do principal negociador chinês, Chen Yunlin, prevista para antes do fim deste ano.

O independentista PDP organizou uma manifestação contra a chegada de Chen Yunlin para 25 de outubro, na qual esperam reunir centenas de milhares de taiuaneses. EFE flp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG