Indenização a menores abusados por padres na Irlanda passa de 8 mi de euros

Dublin, 24 fev (EFE).- A diocese de Ferns, no sul da Irlanda, pagou até o momento mais de 8 milhões de euros em indenizações a vítimas de abusos sexuais cometidos por padres católicos pedófilos, confirmaram hoje fontes eclesiásticas.

EFE |

Segundo o bispo de Ferns, Denis Brennan, a diocese já fechou acordos extrajudiciais com 46 pessoas, às quais pagou 8,120 milhões de euros.

Ontem, durante a apresentação das contas da diocese, Brennan disse que o dinheiro das indenizações vem de "recursos" de sua jurisdição, de uma apólice de seguros e de um "fundo central" da Igreja Católica da Irlanda.

Ainda segundo o Bispo, cerca de 800 mil euros foram gastos com o tratamento médico e psiquiátrico dos sacerdotes envolvidos nos abusos, o que para as autoridades eclesiásticas representa um "investimento futuro na proteção dos menores".

Em 2006, um relatório da Igreja Católica irlandesa revelou a existência de mais de cem casos de abusos sexuais contra menores cometidos em Ferns durante 1962 e 2002 por 21 sacerdotes, alguns dos quais trabalham ou trabalharam em algum momento em Dublin. EFE ja/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG