Incidência de tuberculose no Brasil cai 27,58% em 9 anos, segundo ministério

Rio de Janeiro, 31 ago (EFE).- A incidência de tuberculose no Brasil caiu 27,58% em nove anos, passando dos quase 83 mil casos detectados em 1999, para 70.

EFE |

379, em 2008, o que significa uma queda de 51,4 para 37,12 contágios em cada 100 mil habitantes, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

O ministério também informou, através de um boletim, que a taxa de mortalidade em decorrência da doença no país caiu 34,25% e passou de 3,63 casos por cada 100 mil habitantes, para 2,38.

Os números foram divulgados hoje, durante uma reunião de gerentes da associação Stop TB, no Rio de Janeiro, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A queda se deve à prioridade que o Governo vem dando ao combate à doença, que, desde 2003, entrou na lista de prioridades do Ministério da Saúde", explicou o coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose, Dráurio Barreira.

Segundo a OMS, a tuberculose afeta um terço da população mundial, o que equivale a mais de 2 bilhões de pessoas, e causa 1,7 milhões de mortes por ano.

O encontro no Rio de Janeiro reuniu coordenadores dos programas de luta contra a tuberculose na América Latina, para avaliar as ações desenvolvidas na região e para discutir sobre o fortalecimento das medidas. EFE az/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG