Incêndios seguem castigando sul da Austrália; mortos já são 108

SYDNEY - Os bombeiros recuperaram nas últimas horas mais corpos de vítimas dos incêndios que castigam os estados de Victoria e Nova Gales do Sul, no sul da Austrália. Agora, o número oficial de mortos chega a 108, além dos 100 desaparecidos.

EFE |

Entre as novas vítimas, todas elas em Victoria, se encontram quatro crianças, atingidas pelas chamas quando estavam em suas casas.

Equipes de identificação de corpos que trabalharam nos atentados terroristas da ilha de Bali, na Indonésia, em 2002, atuarão em Victoria para recolher mostras de dentes, impressões digitais, placa de veículos e bens pessoais para identificar os cadáveres carbonizados.


Bombeiro toma água durante o combate ao fogo na Austrália

As dezenas de focos de incêndio destruíram pelo menos 750 casas e mais de 330 mil hectares de floresta e de zonas urbanizadas, e, segundo especialistas, ainda serão necessárias semanas para controlar totalmente o fogo.

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, disse na emissora de televisão "Channel Nine" que o número de vítimas voltará a aumentar.

Rudd, visivelmente emocionado, explicou que o Exército ajudará na construção de novas linhas de contenção e anunciou que o governo aceitou a ajuda oferecida pela Nova Zelândia, que enviará 100 bombeiros.

Milhares de pessoas ficaram sem casa. A Cruz Vermelha já acolheu 3.730, segundo o jornal "The Australian", e outras centenas esperam em seus carros ou em centros comunitários sem poder voltar a seus lares.

As temperaturas caíram de forma extrema em Victoria e os mais de 46 graus centígrados registrados no sábado não passaram hoje de 21, com uma mínima de 12 graus, segundo os meteorologistas.

A região sul da Austrália estava há duas semanas com uma onda de calor sem precedentes, quando se desencadearam os incêndios, alguns dos quais a polícia acredita terem sido criminosos.

Leia mais sobre: incêndios

    Leia tudo sobre: austrália

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG