Incêndios no Texas destroem mil casas

No condado de Bastrop, onde a situação é mais grave, 5 mil foram obrigados a deixar suas casas e buscar refúgio em abrigos

iG São Paulo |

Os incêndios que se espalham pelo Estado americano do Texas destruíram mais de mil casas, informou nesta terça-feira o governador Rick Perry, em entrevista à TV CBS.

De acordo com Perry, as temperaturas mais frias e a diminuição da força dos ventos - agravados pela depressão tropical Lee - podem ajudar os bombeiros a avançar na contenção de mais de 50 incêndios no Estado. "São mais de mil casas até agora perdidas para esse fogo. São mais de 50 incêndios no Estado do Texas", contabilizou Perry, que estava na capital, Austin. "A situação ainda é muito fluida e muito crítica".

EFE
Ventos causados pela depressão tropical Lee reavivaram o incêndio no Texas (05/09)
Desde novembro, mais de 1,5 milhão de hectares foram devastados por incêndios florestais alimentados por uma seca persistente que causou danos de mais de US$ 5 bilhões ao setor agrícola. Não há indícios de que os incêndios irão diminuir em breve.

O Serviço Florestal do Texas combatia no domingo 63 novos focos em mais de 13 mil hectares, incluindo 22 grandes incêndios.

De acordo com as autoridades, uma mulher de 20 anos e sua filha, de 18 meses, morreram no domingo, e a pior situação é no Condado de Bastrop, a leste de Austin, onde o fogo já se estende por 26 km.

As chamas já provocaram evacuações em massa. Somente no Condado de Bastrop, 5 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas e centenas tiveram que buscar refúgio em abrigos de emergência.

Em entrevista à AP, Gina Thurman, que está abrigada em uma igreja católica, afirmou, entre lágrimas, que a espera é a parte mais frustrante. "Você está sentado aqui e não sabe nada sobre a sua casa, que, provavelmente, está pegando fogo".

Em Bastrop, escolas foram fechadas por conta dos incêndios.

Perry, que lidera a corrida presidencial entre os republicanos, cancelou seus compromissos de campanha na Carolina do Sul e, na segunda-feira, retornou à capital texana. Ele afirmou que não é hora de pensar em questões políticas, enquanto "vidas estão em perigo". Ele classificou ainda como "surreal" a vista aérea dos incêndios.

O governador declarou não saber se poderá participar de um outro debate entre candidatos republicanos, na quarta-feira, na Califórnia.

Assista ao vídeo sobre os incêndios:

* Com BBC e Reuters

    Leia tudo sobre: incêndiotexaseuarick perry

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG