Incêndios na Califórnia: Schwarzenegger decreta estado de emergência

A devastação provocada por quatro incêndios de grandes proporções no sul da Califórnia (oeste dos EUA) levaram o governador do estado, Arnold Schwarzenegger, a decretar o estado de emergência nos condados de Los Angeles e Monterey.

AFP |

Os fogos devastaram "cerca de 13.000 acres (5.261 hectares), destruíram casas, ameaçaram infra-estruturas e obrigaram centenas de pessoas a fugir", destacou o governador na sexta-feira, ao decretar o estado de emergência.

Mais de 500 casas tiveram de ser evacuadas devido a um incêndio em La Canada Flintridge, 25 km ao norte de Los Angeles.

Mais de 500 bombeiros, quatro aviões e oito helicópteros foram mobilizados para lutar contra as chamas, alimentadas por uma vegetação densa e seca, ressaltou à AFP Frederic Stowers, um dos chefes dos bombeiros do condado de Los Angeles.

Em Portuguese Bend, ainda no condado de Los Angeles, outro incêndio perdeu força depois de destruir 30 hectares. Entretanto, o fogo pode obrigar as autoridades a organizar a retirada de 3.000 pessoas. Mais de 300 bombeiros, 70 veículos e cinco helicópteros estão lutando neste momento contra este foco, segundo a mesma fonte.

Outro incêndio foi registrado na floresta de San Bernardino, perto de Hemet, 145 km a leste de Los Angeles, informou a agência californiana de proteção contra os incêndios. O quarto já está sob controle.

A Califórnia é constantemente abalada pelo fogo. Em 2007, o estado sofreu os piores incêndios de sua história, com 640.000 moradores evacuados e 2.000 casas destruídas.

sah/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG