Incêndios na Califórnia obrigam moradores a deixar região

Los Angeles (EUA), 2 jul (EFE).- O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, pediu hoje aos 200 residentes da área natural e turística de Big Sur que atendam à ordem de evacuação emitida diante da proximidade das chamas que afetam essa região.

EFE |

Nesta região dos Estados Unidos está a Floresta Nacional Los Padres, onde milhares de hectares de mata já foram consumidos pelo fogo.

A ordem de evacuação se estendeu aos habitantes de outras 75 casas, que se viram forçados a abandonar o local na semana passada.

Outro dos pontos atingidos pelo fogo é a região da Floresta Nacional das Sequoias, onde os bombeiros estão tentam conter as chamas que dominam aproximadamente 4.600 hectares Desde 20 de junho, a Califórnia sofreu mais de mil focos de incêndio, especialmente concentrados nas zonas norte e central do estado, e cerca de 180 mil hectares foram queimados, segundo os dados do departamento florestal.

O calor, o terreno seco, o vento e as tempestades foram os principais causadores dos incêndios, superando a capacidade de resposta das autoridades californianas, que pediram ajuda do Governo federal para ter acesso aos fundos de emergência do país.

O prognóstico do National Interagency Fire Center antecipou em um relatório publicado esta semana que o norte da Califórnia sofrerá sérios incêndios até outubro devido a um atípico clima seco.

No total, foram empregadas mais de 19 mil pessoas para apagar o fogo e está previsto que, a partir da próxima semana, a Califórnia conte com o apoio de 200 integrantes da Guarda Nacional, uma intervenção que acontecia desde 1977.

Os bombeiros, a plenário rendimento, conseguiram controlar as chamas em alguns pontos do estado, embora até o momento as chamas ameacem mais de 10 mil estruturas, entre casas, locais comerciais e outros edifícios.

Cerca de 31 residências até agora foram atingidas pelo fogo que queimou outras diversas edificações. EFE fmx/rb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG