pulmões de Atenas - Mundo - iG" /

Incêndio revela desmatamento dos pulmões de Atenas

Por Dina Kyriakidou ATENAS (Reuters) - No meio das enormes áreas florestais reduzidas a cinzas na periferia de Atenas após três dias de incêndio, apareceram de repente vilas luxuosas.

Reuters |

"Toda vez que há um incêndio, nós descobrimos novas comunidades que nunca soubemos que existiam", disse à Reuters o diretor do Greenpeace na Grécia, Nikos Haralambides.

"Temos um Estado que simplesmente continua a legalizar um desenvolvimento não autorizado".

Um promotor público ordenou uma investigação sobre a possível origem intencional do incêndio que destruiu cerca de 150 casas e milhares de hectares de madeira e áreas rurais.

Embora as florestas do Mediterrâneo normalmente peguem fogo com o clima seco e quente, os gregos têm visto a capital de seu país crescer dramaticamente em direção aos vales e montanhas ao redor, e estão convencidos de que há construtores por trás de muitos dos incêndios.

"Está na hora de pôr fim a esse fenômeno doentio e perigoso", afirmou o diário conservador Kathimerini em seu editorial. "A construção não pode mais ser permitida nos pulmões da cidade, já bastante afetados".

Um plano recente para o desenvolvimento da cidade pretende transformar cerca de 25 mil hectares de áreas rurais e florestais em zonas urbanas.

A construção é um dos setores mais responsáveis pela desaceleração econômica da Grécia, e medidas para aumentar a atividade no setor trariam ganhos políticos ao governo conservador diante das eleições de março.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG