Incêndio recobra intensidade na Califórnia e já afeta 30 mil

Los Angeles (EUA), 8 mai (EFE).- O incêndio registrado desde terça-feira nas montanhas de Santa Bárbara, Califórnia, recuperou hoje intensidade por causa dos fortes ventos, o que obrigou à evacuação de 30 mil pessoas, informaram as autoridades locais.

EFE |

Por enquanto, as chamas já destruíram mais de 1.100 hectares de terreno e dezenas de imóveis. Até quinta-feira, 18 mil pessoas tinham sido retiradas da região.

Os bombeiros acreditavam que a situação estava melhorando, mas os fortes ventos que afetaram a região na noite de quinta-feira, com rajadas de 100 km/h, espalharam o incêndio do sul ao oeste, ameaçando diretamente a cidade de Santa Bárbara.

"A situação piorou durante a noite", disse o chefe da equipe de bombeiros de Santa Bárbara, Mike De Pont.

"Para o momento do ano no qual estamos, esta atividade é incomum", acrescentou.

O vento e o calor se manterão ao longo do dia, disseram as autoridades.

Cerca de 2.300 bombeiros, assim como 246 caminhões e mais de dez unidades aéreas trabalham nas tarefas de extinção das chamas.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, reunido na quinta-feira com as autoridades locais, comentou que o fato é "um grande desafio", e prometeu dinheiro para combater o incêndio, apesar da crise orçamentária estadual. EFE mg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG