isolando pelo menos cinco pessoas, devem permanecer fora de controle por mais duas semanas, alertaram os bombeiros. " / isolando pelo menos cinco pessoas, devem permanecer fora de controle por mais duas semanas, alertaram os bombeiros. " /

Incêndio na Califórnia vai prosseguir por duas semanas

LOS ANGELES - As chamas que afetam o sul da Califórnia nesta terça-feira, http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/08/31/incendios+cercam+cinco+pessoas+na+california+8191920.html target=_topisolando pelo menos cinco pessoas, devem permanecer fora de controle por mais duas semanas, alertaram os bombeiros.

Redação com agências internacionais |

"Este é um incêndio furioso. Até que as condições climáticas não sou muito otimista", declarou Mike Dietrich, comandante do Serviço Florestal dos Estados Unidos.


Fogo continuou intenso na madrugada desta terça-feira / Reuters

O incêndio provocou a morte de dois bombeiros no domingo e as equipes de resgate lutam para resgatar cinco pessoas isoladas pelas chamas. Quase 10.000 pessoas foram evacuadas de suas casas.

O fogo já destruiu 42.612 hectares de floresta seca no norte de Los Angeles e segue em propagação, segundo as autoridades.

Mais de 3.600 bombeiros combatem as chamas, que afetam a região há uma semana e provocam uma espessa nuvem de fumaça em direção à cidade de Los Angeles e Las Vegas, ao leste.

O incêndio afetou também uma antena de telecomunicações que pertence a várias redes de televisão, rádio, operadoras de telefones celulares e várias agências governamentais no Monte Wilson.

O vale de San Gabriel, ao leste de Los Angeles, registra um recorde de calor e baixa umidade, com temperaturas de quase 40 graus Celsius. A região permanece em alerta vermelho.

Um dos fatores chaves na expansão do fogo é que a maior parte da região em risco está coberta por uma vegetação que não passa por algo similar há 40 anos, o que deixa a área mais vulnerável às chamas.

Resgate de pessoas cercadas

Funcionários dos bombeiros revelaram que há uma operação em andamento para resgatar cinco pessoas em uma fazenda próxima ao Bosque Nacional Los Angeles, no norte da localidade de Lake View Terrace.


Bombeiros tentam controlar fogo de incêndios florestais na Califórnia

O capitão dos bombeiros Mark Savage destacou que não vai colocar nenhum de seus homens em risco se as condições do resgate forem muito perigosas.

"Nosso pessoal está acompanhando a situação de perto. Se for possível tirá-los de lá, vamos fazê-lo, mas não vamos expor nossos bombeiros para tentar um resgate neste momento", disse Savage na tarde de segunda-feira, quando a temperatura em Los Angeles estava próxima aos 40 graus.

A porta-voz da polícia de Los Angeles Steve Whitmore destacou que as cinco pessoas isoladas pelas chamas optaram por ficar na região, apesar das advertências das autoridades.

Assista à reportagem sobre os incêndios na Califórnia:


Leia mais sobre incêndios

    Leia tudo sobre: califórniaincêndio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG