Incêndio florestal em ilha na Espanha segue fora de controle

MADRI - Um incêndio florestal que atinge a ilha de La Palma continuou fora de controle neste domingo, depois de devastar entre 1.500 e 2.100 hectares, informaram autoridades locais.

Reuters |

AFP
Incêndio já destruíu mais de 1.500 hectares

A maioria das 4 mil pessoas que tiveram que ser retiradas da área no sábado puderam retornar a suas casas, mas o incêndio continua em duas frentes, a mais preocupante na área conhecida como La Deseada.

"Um dispositivo aéreo composto por sete aeronaves está concentrando sua atuação sobre a zona de La Deseada (...), depois que as brigadas terrestres tiveram que abandonar a área dada a magnitude do fogo e devido às grandes colunas de fumaça que arrastam material combustível", disse o conselheiro da presidência do governo de Canárias, José Miguel Ruano.

As aeronaves estão fazendo o resfriamento da zona e reduzindo a altura das chamas para que as unidades terrestres possam retornar, informou o governo de Canárias em um comunicado.

AFP
Bombeiros e voluntários tentam controlar o fogo

O fogo, cuja origem ainda não é conhecida, começou em torno das 11h (horário de Brasília) e sua gravidade aumentou no sábado pela manhã.

Ao menos oito pessoas morreram devido aos incêndios que têm afetado o país nas últimas semanas.

Na sexta-feira, o governo informou que os incêndios florestais devastaram uma área de até 75 mil hectares neste ano na Espanha, a maior parte nos últimos 15 dias.

Leia mais sobre: incêndio

    Leia tudo sobre: bombeirosespanhaflorestasincêndio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG