Incêndio em supermercado no Quênia deixa pelo menos 21 mortos

Nairóbi - Pelo menos 21 corpos foram recuperados dos escombros do supermercado incendiado há dois dias em Nairóbi, enquanto dezenas de pessoas continuam desaparecidas, informou nexta sexta-feira o porta-voz policial Erick Kiraithe à Agência Efe

EFE |

Apesar de a busca ter sido encerrada nexta sexta devido a chegada da noite, as forças de segurança informaram que a operação continuará pelo menos pelos próximos três dias, e, por isso, não descartam que o número de mortos aumente.

As autoridades creem que poucos corpos poderão ser identificados, devido ao alto grau de carbonização dos restos, afirmou Kiraithe, que reconheceu que a informação será desanimadora para as dezenas de parentes que continuam sem saber se havia familiares no supermercado no momento do incêndio.

Não se sabe, por enquanto, se os corpos recuperados correspondem a algumas das 48 pessoas -27 homens e 21 mulheres- que tiveram o desaparecimento registrado pelos parentes supostamente no incêndio.

Entre os desaparecidos, há cinco empregados do supermercado, segundo um comunicado de imprensa emitido pela companhia proprietária da rede Nakumatt, que também tem filiais em Uganda.

Kiraithe ressaltou hoje aos jornalistas em frente ao lugar do incêndio que, "até que as operações de resgate terminem, não será possível determinar o número exato de mortos".

Além disso, explicou que continuam as investigações para determinar a causa do incêndio, que ainda não foi esclarecida, e que esperam ter "um relatório público na próxima semana".

Kiraithe explicou que houve circunstâncias que agravaram os efeitos do incêndio, entre elas o fato de que as quatro saídas de emergência do supermercado estavam fechadas, o que deixou uma única porta de escape para os cerca de dois mil clientes que estavam no lugar quando começou o fogo.

As afirmações foram desmentidas pelos gerentes do Nakumatt, que destacaram que "todas as medidas contra incêndios estavam em dia".

Leia mais sobre incêndio

    Leia tudo sobre: incêndio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG