Nove idosos morreram e outros três foram feridos na noite desta quinta-feira quando uma casa de repouso de Melle, no noroeste da Bélgica, foi tomada pelas chamas, anunciaram o prefeito da cidade, Dirk De Maeseneer, e a polícia.

Os três feridos ainda correm risco de vida", destacou uma fonte policial.

Mais cedo, um funcionário da prefeitura de Melle havia mencionado oito mortos.

Outros 30 residentes da casa foram hospitalizados.

Segundo as autoridades locais, o incêndio, que se declarou às 20H00 (15H00 de Brasília) na casa de repouso "Kanunnik Triest", já está sob controle.

De acordo com uma enfermeira citada pelo jornal De Standaard, o incêndio teria sido provocado pela explosão de um ventilador no segundo andar do asilo, um edifício moderno onde moram cerca de 90 idosos.

Uma menina de 12 anos, Manon Valcke, que passeava de bicicleta na rua do asilo, ajudou a retirar várias pessoas do local.

"Uma enfermeira saiu gritando na rua, pedindo ajuda. Entrei na casa e tirei algumas pessoas de suas camas, coloquei elas em cadeiras de rodas e as ajudei a sair", relatou a adolescente ao jornal.

Os socorristas chegaram pouco tempo depois e tentaram evacuar os idosos, mas nove deles já tinham morrido. Dois enfermeiros também tiveram que ser hospitalizados por intoxicação pela fumaça.

siu/yw/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.