SANTA BARBARA - Bombeiros trabalham para conter um incêndio que se alastra rapidamente e já destruiu 100 casas e um dormitório universitário, deixou 13 pessoas feridas e forçou centenas a deixarem a região do condado de Santa Barbara (noroeste de Los Angeles).

Acordo Ortográfico

O governador Arnold Schwarzenegger declarou situação de emergência nesta sexta-feira de manhã, procedimento que permite mobilizar todos os recursos do Estado (oeste dos EUA), em caso de grave perigo para a população, ou para as propriedades.

O fogo começou às 18h (horário local) da última quinta-feira e se espalhou por 1 mil hectares, destruíndo dezenas de casas em menos de cinco horas e atingindo o luxuoso bairro de Montecito, sudeste de Santa Barbara. 

No bairro estão localizadas casas de artistas de Hollywood e famosos. Moram na região, entre outros, os atores Michael Douglas e Rob Lowe, além da apresentadora de TV Oprah Winfrey. O incêndio também destruiu um dormitório universitário próximo a Montecito.

AP
Bombeiro tenta conter o fogo no condado de Santa Barbara

Segundo um porta-voz do condado de Santa Barabara, mais de 5 mil pessoas já foram desalojadas e esse número pode aumentar caso o fogo se espalhe ainda mais.

"É como lava descendo de um vulcão", disse Leslie Hollis Lopez enquanto retirava seus perteces de casa.

Das quatro pessoas feridas, duas inalaram fumaça e duas sofreram queimaduras substanciais, segundo informou o hospital da região.

O outono (hemisfério norte), com os ventos de "Santa Ana", constitui uma estação de perigo para os incêndios no estado, que enfrenta há dois anos uma grave seca.

Leia mais sobre incêndio

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.