Imprensa de Israel destaca acordo sobre colônias com EUA

Israel e Estados Unidos fecharam um acordo segundo o qual o Estado hebreu poderá concluir a construção em curso de 2.500 casas nas colônias da Cisjordânia, informa o jornal Maariv.

AFP |

O acordo foi concluído durante uma reunião na segunda-feira em Londres entre o ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, e o enviado especial americano para o Oriente Médio, George Mitchell, completa o Maariv, que não identifica suas fontes.

Até o momento, o presidente americano Barack Obama exigia o fim total da colonização, considerada ilegal pela comunidade internacional.

Barak e Mitchell também teriam acordado que a construção nas colônias só deve ser completamente paralisada dentro de negociações regionais que incluam Síria e Líbano.

"Os americanos adotaram a posição israelense que estipula que o fim das construções nas colônias não deve constituir uma condição prévia às negociações, mas poderão intervir quando começar o processo de paz com os países árabes e com a Autoridade Palestina", afirma o jornal.

Procurado pela AFP, Mark Regev, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se limitou a indicar que os "contatos prosseguem para alcançar um acordo. O resto é apenas especulação".

afp/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG