Imprensa cubana publica fotos de Bachelet e Fidel

Havana, 17 fev (EFE).- Os dois jornais oficiais de Havana publicam hoje uma página com fotos da presidente chilena, Michelle Bachelet, com o líder cubano Fidel Castro, cinco dias depois que o segundo gerou polêmica por apoiar a exigência da Bolívia ao Chile de uma saída para o Pacífico.

EFE |

O "Granma" e o "Juventud Rebelde" incluem quatro fotografias em preto e branco nas quais os dois líderes aparecem de pé, posando um junto ao outro.

Horas após Fidel receber Bachelet na quinta-feira passada, no lugar secreto onde se recupera de uma doença que o impede de aparecer em público desde julho de 2006, o líder cubano divulgou um artigo dizendo que o Chile "tomou da Bolívia" há mais de um século "a costa marítima que dava amplo acesso ao Oceano Pacífico".

"A Bolívia sofreu uma extraordinária humilhação histórica naquela disputa", acrescenta o artigo publicado por toda a imprensa cubana, que gerou no Chile protestos tanto da oposição quanto do Governo, começando pela própria Bachelet.

Segundo o texto que acompanha nos dois jornais as quatro fotos quase idênticas, Fidel destacou naquele artigo de reflexões "a satisfação pela amistosa visita da presidente do Chile".

Por outro lado, no sábado, Bachelet expressou em Santiago sua insatisfação pelo artigo do líder cubano, porque, "sem dúvida, ultrapassa o campo da maneira de como os países se relacionam".

Um foto da reunião já tinha sido divulgada na sexta-feira passada pela Presidência chilena. EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG