Imprensa cubana divulga novas fotos de Hugo Chávez

Líder venezuelano que passa por tratamento em Havana aparece caminhando com as filhas e com o chanceler Nicolás Maduro

iG São Paulo |

O site Cubadebate, veículo oficial do governo cubano, divulgou no sábado novas fotos do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que passa temporada na ilha para tratamento de um câncer na região pélvica . As imagens, feitas na sexta-feira, mostram o líder venezuelano fazendo uma caminhada ao lado das filhas María Grabiela e Rosa Virginia.

Chávez aparece mais magro e usando roupas esportivas. Segundo o site cubano, a caminhada foi feita durante a manhã e durou dez minutos, conforme indicação médica. O líder também estava acompanhado do chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, e de outros indivíduos não identificados.

Maduro concedeu no sábado uma entrevista ao canal Televen, durante a qual garantiu que o tumor de Chávez foi retirado a tempo e "por completo". Segundo o chanceler, a recuperação foi lenta nos primeiros cinco dias, mas depois o líder passou a caminhar e cumprir a dieta proposta pelo médico que aceleraram o processo.

O chanceler afirmou que o presidente passa por um momento "complexo" e "difícil", mas ressaltou que ele está seguindo o plano médico e que seus órgãos vitais estão "em perfeito estado".

Chávez anunciou na noite de quinta-feira ter sido submetido a uma cirurgia em Cuba para retirar um tumor cancerígeno na região pélvica.

O líder relatou que Fidel lhe deu a notícia do diagnóstico de câncer e apresentou um "plano", com variáveis, riscos e consequências. "Ele disse: Chávez, aqui não há outra saída (...), tem que fazer (a operação)", afirmou.

Chávez deve continuar recebendo tratamento em Havana para eliminar totalmente as células cancerígenas que foram encontradas. Por enquanto, ainda não se sabe quando ele retornará a Caracas.

Na sexta-feira, o vice-presidente da Venezuela, Elias Jaua, disse que o presidente Hugo Chávez está em "plenas condições" para continuar seu mandato e concorrer à reeleição presidencial em 2012. "Hugo Chávez será o candidato presidencial do povo revolucionário para as eleições", afirmou Jaua - que está à frente do governo desde que o presidente adoeceu - em entrevista ao canal estatal Telesul.

Jaua voltou a afirmar que Chávez continua no comando da Venezuela e que não há necessidade de que o vice assuma o governo. "O presidente exerce seu mandato estratégico e o executa através do vice-presidente, que no nosso caso não é para aplicar uma substituição temporal ou absoluta, e sim para desenvolver tarefas específicas de coordenação", afirmou.

A oposição pressiona para que o presidente venezuelano abandone formalmente a Presidência, sob argumento que ele não pode governar a partir de Havana.

Com EFE, AFP e BBC

    Leia tudo sobre: venezuelahugo chávezcâncercubafidel castro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG