Imprensa colombiana diz que generais reformados querem dialogar com Farc

Bogotá, 3 ago (EFE).- Alguns generais reformados do Exército colombiano estariam dispostos a dialogar com Jorge Briceño Suárez, conhecido como Mono Jojoy, chefe militar das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informou hoje o jornal de Bogotá El Tiempo.

EFE |

Uma possível reunião estaria sendo preparada através de dois coronéis, também reformados, e de um dos chefes deste movimento guerrilheiro, um homem de confiança de "Jojoy".

"El Tiempo" assinalou que "altos oficiais aposentados, inclusive com patente de general, confirmaram que há uma proposta que chegou à Sumapaz (centro da Colômbia) há pouco mais de um mês".

Entre os generais aposentados que estariam dispostos a dialogar figuram, segundo o jornal, os ex-comandantes das Forças Militares Jorge Enrique Mora e Carlos Alberto Ospina.

A idéia desse encontro, segundo fontes militares, surgiu "de um grupo de seis oficiais que há anos saíram do serviço, que combateram as estruturas do bloco Oriental (que dependem do 'Mono Jojoy') e que no meio da guerra terminaram se aproximando demais de seu inimigo", acrescentou o jornal.

A proposta "incluía a nomeação de dois porta-vozes de cada lado, um ponto de encontro ainda ser definido, e um tratamento especial para os chefes guerrilheiros que se atrevessem a deixar a guerra", afirmava "El Tiempo".

Todas são iniciativas que não têm nenhum respaldo oficial, mas que, segundo fontes das Farc, efetivamente chegaram aos seus chefes.

A resposta dos guerrilheiros "foi enviar os nomes de cinco generais aposentados que tiveram sob seu comando a zona por onde estiveram por décadas e que são considerados interlocutores válidos".

O jornal "El Tiempo" consultou dois desses oficiais. Eles dizem que só conhecem a identidade do que foi mencionado pelos meios de comunicação, mas não descartam plenamente a idéia de falar algum dia com o grupo armado, embora deixassem claro que apenas com plena autorização do Governo. EFE rrm/bm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG