Imprensa americana saúda Obama e alerta para os desafios

Os principais jornais americanos saúdam Barack Obama nesta quarta-feira, após uma histórica jornada marcada pela posse do primeiro presidente negro do país.

AFP |

"O presidente Obama promete refazer os Estados Unidos", destaca o New York Times, descrevendo a posse como um "momento de significado histórico".

Como a maioria da imprensa americana, o NYT incluiu um caderno especial comemorativo de lembrança do 20 de janeiro de 2009, dia em que se fez história.

A primeira página foi estampada com a foto de Obama e da primeira-dama Michelle caminhando pela Pennsylvania Avenue até a Casa Branca, depois do juramento do presidente.

O Los Angeles Times escolheu uma foto do novo casal junto ao vice-presidente Joe Biden e sua esposa, Jill, nas escadarias do Capitólio se despedindo de George W. Bush antes de ele voltar para o Texas.

"Caminhada ao poder", foi o título do New York Post, acompanhado de uma foto do casal caminhando pela famosa avenida até sua residência mais importante, enquanto o casaco dourado de Michelle brilhava ao sol da tarde.

O Chicago Tribune, da cidade de Obama, destacou "a nova era de responsabilidade", retomando o tema do discurso de 18 minutos do novo presidente, no qual disse: "Escolhemos a esperança sobre o medo, a unidade de propósito sobre o conflito e a discórdia".

O Washington Post destacou os desafios que aguardam o novo presidente assim que chegar ao Salão Oval.

"Os desafios que enfrentamos são reais", destacou o Post.

O Wall Street Journal escreveu que o presidente Obama pede a unidade em meio a "fortes tormentas de guerra e recessão".

O San Francisco Chronicle destaca que o "discurso de posse misturou inspiração e humildade". "Foi justamente o tom correto para estes tempos difíceis".

tq/lm/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG