Imprensa alemã diz que Obama vai a Berlim falar de relações com Europa

Berlim, 8 jul (EFE).- O candidato democrata à Presidência americana, Barak Obama, visitará Berlim onde, segundo informações da versão on-line da revista alemã Der Spiegel, deve fazer um discurso sobre a relação entre Estados Unidos e Europa.

EFE |

Segundo o site "Spiegel Online", tudo aponta para que a visita aconteça em 24 de julho, embora ainda não se tenha definido o lugar onde o candidato democrata falará ao público.

Segundo fontes governamentais alemãs, Obama deve se reunir com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o ministro de Assuntos Exteriores Frank-Walter Steinmeier, pois "ambos querem conhecer" o americano.

As mesmas fontes ressaltaram, no entanto, que receberiam igualmente o candidato republicano, John McCain, e deixaram claro que este tipo de visita, relativamente freqüente na Alemanha, não tem caráter oficial.

O que aparentemente não agrada muito ao Governo alemão é a proposta dos assessores de Obama de que o discurso aconteça no Portão de Brandeburgo, ponto emblemático que foi várias vezes palco de discursos presidenciais, mas nunca de um candidato.

O discurso seria principalmente, segundo a mesma fonte, sobre a relação entre EUA e Europa.

O senador aproveitaria seu discurso para anunciar uma política externa mais cooperativa para o caso de vencer as eleições em novembro. EFE ih/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG