Imperador do Japão faz 75 anos

O imperador Akihito, do Japão, fez 75 anos nesta terça-feira prometendo trabalhar para melhorar a família imperial e resolver os problemas que afetam a monarquia mais antiga do planeta.

AFP |

Akihito - que no próximo ano celebrará 20 anos no trono do Crisântemo - cancelou a tradicional entrevista coletiva e parte das cerimônias previstas por ocasião de seu aniversário.

Akihito, filho do imperador Hirohito, apresentou arritmia cardíaca e problemas estomacais nas últimas semanas, o que foi atribuído pelos médicos ao estresse.

"Sinto que estou melhorando, assinalou Akihito em um comunicado, lamentando que seu problemas de saúde "preocupem o povo".

"Gostaria de continuar fazendo esforços por nosso país e pelo povo para tornar a Casa Imperial melhor", que suspendeu parte dos atos previstos para seu aniversário devido a um resfriado.

Em um comunicado incomum, o chefe da Casa Imperial, Shingo Haketa, assinalou em dezembro que o imperador estava "preocupado com o futuro da linhagem imperial e outros assuntos envolvendo a Casa Imperial".

A princesa Masako, esposa do príncipe herdeiro Naruhito, se mantém distante dos deveres públicos desde 2003, ao que parece por ter dificuldade em se adaptar à tradição da Casa Imperial.

mis/LR/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG