Iminente erupção leva Colômbia a pôr em alerta região de vulcão

Bogotá, 12 mar (EFE).- As autoridades colombianas voltaram nesta quinta-feira a declarar alerta laranja nas imediações do vulcão Galeras, no departamento (estado) de Nariño, fronteiriço com o Equador, perante o risco de uma erupção nos próximos dias.

EFE |

O Governo de Nariño e o Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) informaram, em comunicado, que a atividade do vulcão Galeras passou ao chamado "Nível 2 Laranja", que indica "erupção provável em termo de dias ou semanas".

A última erupção do vulcão foi em 14 de fevereiro, quando houve uma chuva de cinzas sobre povoados próximos.

Por essa razão, as autoridades advertiram que os planos de evacuação de habitantes devem ser aplicados nas áreas de risco.

"É recomendado às pessoas que moram na zona de ameaça alta do vulcão Galeras, que atendam à ordem de evacuação dada pelos prefeitos", diz o comunicado emitido na cidade de Pasto, capital de Nariño.

O Galeras é um dos 38 vulcões da Colômbia, dos quais 15 estão ativos, e fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, região em que se encontra a maioria dos vulcões em atividade do mundo.

Em seus arredores vivem cerca de oito mil pessoas na zona rural de Pasto e nas localidades de Sandoná, Nariño, Yacuanquer, Consacá e Genoy. EFE gta/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG