Imigrantes pedem que Obama comece reforma migratória

Washington, 2 abr (EFE).- Grupos de imigrantes anunciaram hoje novos protestos para pedir ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que preste contas à comunidade hispânica e comece a colocar em andamento a reforma migratória em um prazo de dois meses, antes do recesso do Congresso.

EFE |

"Para os latinos o lema este ano é que é preciso prestar contas", afirmou Clarissa Martínez, diretora de Campanhas Nacionais e de Imigração do Conselho Nacional da Raça (NCLR, na sigla em inglês), em entrevista coletiva, junto com representantes de outras organizações.

Martínez disse que "a promessa da mudança" do presidente Obama foi o que deu "energia" à comunidade hispânica para participar das eleições presidenciais de 2008 e lamentou que o apoio do presidente tenha sido "morno" no último ano.

Conscientes que a luta pela reforma é "uma batalha campal" os ativistas anunciaram novas mobilizações para o dia 10 de abril e 1 de maio em cidades como Las Vegas, Chicago e Nova York, depois da passeata do dia 21 de março que reuniu mais de 100 mil pessoas na capital americana.

Martínez compareceu a uma entrevista coletiva junto com a porta-voz do Fórum Nacional de Imigração, Katherine Vargas, a organizadora regional da Campanha de Reforma Migratória PRO América, Petra Falcon, e o porta-voz da colação pelos Direitos Humanos dos imigrantes de Los Angeles (CHIRLA), Jorge Mario Cabrera.

Os ativistas apoiaram o texto apresentaram no dia 19 de março pelo senador democrata Charles Schumer e pelo republicano Lyndsey Graham, e defendem que o debate inicie o mais rápido possível, já que vão ser precisos "votos do partido republicano".

Vargas ressaltou a importância do começo do trâmite formal da reforma no período de dois meses para que ela seja apresentada ao Comitê Judicial do Senado, de modo tal que se realizem o debate e o processo legislativo antes das eleições legislativas. EFE elv/pb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG