Imigração ilegal nos EUA: Napolitano quer examinar a oferta e a demanda

A futura secretária americana de segurança interior, Janet Napolitano, ouvida nesta quinta-feira em sabatina no Senado, declarou que vai procurar tratar o problema da imigração ilegal levando em conta tanto a oferta quanto a demanda.

AFP |

"No que diz respeito aos empregadores (americanos), minha experiência diz isso", declarou à Comissão de Segurança interna do Senado, presidida por Joe Lieberman.

"É preciso, também, tratar a questão relacionada ao que leva as pessoas a atravessar a fronteira ilegalmente e, principalmente, a fronteira sul, numa viagem tão perigosa", precisou, afirmando, depois, que alguns empregadores nos Estados Unidos se aproveitam da frágil aplicação da lei para se servir no mercado ilegal do trabalho.

Napolitano lembrou que a reforma das leis americanas sobre a imigração, de 1986, não diz respeito, realmente a esse problema.

"É preciso aplicar a lei na fronteira. Isso exige efetivos, tecnologia e um bom dispositivo na própria fronteira", acrescentou a governadora de Arizona (sudoeste), um estado que faz fronteira com o México.

Napolitano também assumiu o compromisso de concentrar seus esforços na segurança dos transportes. "Não apenas na segurança aérea, mas também na dos transportes terrestres", afirmou.

Ela também pretende "trabalhar com o setor privado em infra-estrutura", declarou, referindo-se ao setor químico - sobretudo com os campus universitários.

Além disso, questionada sobre as críticas levantadas pela imprensa sobre sua falta de experiência em matéria de luta contra o terrorismo, Napolitano respondeu que teve que lidar com o tema como governadora de Arizona a partir de 2002, "felizmente, não de forma cotidiana".

O gigantesco departamento da Segurança Interna, criado depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, tornou-se, em termos de orçamento, o terceiro ministério de Washington, atrás dos da Defesa e dos Veteranos.

emp/sd/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG