Imigração ilegal aumentará com a crise econômica

A imigração ilegal deve aumentar com a crise econômica, prognosticou nesta terça-feira a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que recomenda aos governos dos países ricos que apliquem uma verdadeira política de gestão desses fluxos crescentes.

AFP |

"Nestes tempos de crise financeira, um aumento das imigrações ilegais é evidentemente uma verdadeira possibilidade", afirmou Ryszard Cholewinski, um dos editores do relatório anual da la OIM sobre imigrações no mundo.

Por sua própria natureza, é praticamente impossível contabilizar a imigração ilegal. No máximo, se pode estimar que entre 10 e 15% de imigrantes em escala mundial são ilegais, ou seja, entre 20 e 30 milhões de pessoas.

Milhares de habitantes dos países em vias de desenvolvimento fogem da miséria e o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) acha, por exemplo, que mais de 38 mil pessoas, a maioria somalis e etióopes, tentaram cruzar o Golfo de Aden para o Iêmen nos 10 primeiros meses do ano. Mais de 600 morreram ou desapareceram.

Os países ricos têm a responsabilidade de aplicar uma verdadeira política eficaz que permita equilibrar as chegadas de imigrantes e a demanda do mercado trabalhista, e combater a xenofobia de sua própria população, enfatizou Gervais Appave, outro autor do informe.

Com 70,6 milhões de pessoas, a Europa é o continente que mais imigrantes recebe procedentes de todo o mundo, atraídos por seu nível de vida e pela existência de fronteiras de fácil acesso.

"A demanda crescente de trabalhadores imigrados para paliar as penúrias do mercado trabalhista local também desempenha um papel claro pelo envelhecimento da população européia", assinala o informe.

Os especialistas da OIM advertem contra o que chamam de uma política de "portas abertas e fechadas".

"Necessitamos que se gestione realmente a mobilidade. Perdemos muito tempo abrindo e fechando portas", declarou Appave à imprensa. "O que faz falta é ter uma porta que, às vezes, esteja mais entreaberta", concluiu.

Leia mais sobre imigração ilegal

    Leia tudo sobre: imigrantes ilegais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG