Imagens revelam histórias por trás da ciência

O instituto Wellcome Trust inaugurou nesta semana em Londres uma exposição mostrando novas fotos e ilustrações de sua biblioteca de imagens científicas. O instituto premiou as 19 melhores imagens por sua contribuição para o entendimento da ciência e pela inspiração que provocam.

BBC Brasil |

As fotos, que usam técnicas extremamente avançadas de fotografia microscópica, variam de detalhes de vasos capilares, células, até sementes e um óvulo sendo fecundado.

Na exposição está a história por trás da imagem, o que ela representa e como ela foi alcançada.

Segundo a bióloga, antropóloga e escritora Alice M. Roberts, que apresentou a premiação, "as imagens e fotografias podem ajudar os cientistas de várias formas: como a entender as estruturas que são muito pequenas para serem vistas a olho nu, ou talvez a elucidar a relação entre estrutura e função, ou até ilustrar ideias abstratas difíceis de entender de outro jeito".

"As imagens também formam uma ponte, de modo que não-cientistas ou pesquisadores de diferentes disciplinas possam apreciar os conceitos que, de outra forma, permaneceriam esotéricos", afirma a bióloga.

As fotos ficam expostas no instituto até o ano que vem.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG