Imagens mostram guru sikh vivo para conter revoltas na Índia

A TV austríaca ORF divulgou nesta terça-feira imagens mostrando Sant Niranjan Dass, o guru sikh ferido no domingo durante uma briga em um templo sikh de Viena que terminou com uma pessoa morta. O objetivo foi acalmar o furor popular na Índia, onde o rumor de sua morte circulou.

AFP |

A reportagem da ORF mostra o guru, de 56 anos, deitado em um leito de hospital, apertando a mão de um membro da embaixada da Índia em Viena. Um pouco antes, os médicos haviam anunciado que Sant Niranjan Dass, atingido no quadril e no abdome por dois tiros, já estava fora de perigo.

"Ele passa bem e recebe todos os cuidados médicos de que precisa", ressaltou Achal Malhotra, vice-embaixador da Índia na Áustria. O guru foi colocado sob proteção policial.

Após o anúncio da morte da mais alta autoridade do movimento Shri Guru Ravidas Sabha, o guru Sant Rama Nand, de 66 anos, e dos rumores relacionados a outro guru, episódios de violência foram registrados na segunda-feira na província do Penjab, no norte da Índia. Comunidades sikh rivais entraram em confronto, incendiando um trem e veículos. Duas pessoas foram mortas pelas forças de segurança. Um cessar-fogo foi estabelecido nesta terça-feira no Penjab devido a esses episódios.

A viagem desses dois religiosos a Viena ganhou contornos dramáticos no domingo. Seis homens fizeram ameaças com pistolas e facas durante uma cerimônia e foram brutalmente atacadas por fiéis. Além da morte de um guru, os confrontos deixaram 16 feridos.

lad/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG