Imagem divulgada pela ESA mostra poeira cósmica gelada

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta quarta-feira uma nova imagem que mostra filamentos gigantes de poeira cósmica fria em nossa Galáxia. A descoberta pode ajudar a determinar forças, formatos e o que inicia a formação de uma estrela.

iG São Paulo |


(Imagem/ESA)


A imagem mostra a estrutura filamentosa da vizinhança solar, a cerca de 500 anos-luz do Sol. Os filamentos estão conectados à Via Láctea - o traço rosa horizontal próximo ao fim da imagem. A foto foi colorida para mostrar as diferentes temperaturas da poeira.

Os tons rosa-claro revelam uma temperatura entre 10º acima do zero absoluto - que corresponde a -273,15ºC. Nas áreas mais coloridas, a poeira chega a -261ºC, apenas 12 graus acima do zero absoluto. A região mais quente está concentrada no plano da Galáxia, considerando que a poeira suspensa acima e abaixo é mais gelada.

O satélite Planck, que registrou a imagem, foi projetado para estudar os maiores mistérios da cosmologia. Essa nova imagem estende o âmbito dessas investigações de poeira fria da nossa Galáxia.

Leia mais sobre: ESA

    Leia tudo sobre: esagaláxiapoeira cósmica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG