Fotos recentes de satélite indicam que uma ilha disputada pela Índia e por Bangladesh no Oceano Índico desapareceu sob as águas.

O território, no Golfo de Bengala, era conhecido como Ilha New Moore pelos indianos e chamado de Talpatti do Sul pelos bengaleses e ficava ao sul do Rio Hariabhanga.


Localização da ilha no Oceano Índico (Reprodução Google Earth), que fica
a 2km da costa - Clique aqui para ver a imagem apliada


De acordo com cientistas da Escola de Estudos Oceanográficos da Universidade Jadavpur, de Calcutá, Índia, a região vem registrando uma elevação do nível do oceano ¿ um dos efeitos do aquecimento global.

O local, com uma área de cerca de 10 km², nunca foi habitado de forma permanente e nunca ficou mais do que dois metros acima do nível do mar.

Até 2000, o nível do mar subiu 3 milímetros por ano, mas na última década este valor chegou a 5mm anualmente, afirma o oceanógrafo Sugata Hazra, da Universidade de Jadavpur.

A ilha Lohachara, que fica próxima à New Moore, submergiu em 1996, forçando os habitantes a se mudarem para o continente. Para o pesquisador, ao menos outras 10 ilhas na área correm o mesmo risco.

Sundarbans

Segundo o correspondente da BBC em Nova Déli Chris Morris, no passado a ilha foi visitada por cargueiros indianos, e a Força de Segurança da Fronteira enviou um contingente de forma temporária à ilha, devido à disputa territorial com Bangladesh.

De acordo com o professor Sugata Hazra quem quiser visitar a ilha agora precisará de um submarino.

O professor afirmou que seus estudos revelaram que os níveis do mar nesta região do Golfo de Bengala subiram muito mais rápido na última década do que nos 15 anos anteriores.

E, segundo o correspondente da BBC, o professor prevê que na próxima década outras ilhas da região da Sundarbans ¿ a maior floresta de manguezal do mundo, na costa entre Índia e Bangladesh - também vão desaparecer debaixo d'água.

Leia mais sobre: Aquecimento global

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.