Jacarta, 26 mai (EFE).- Pelo menos 159 focos de incêndio foram localizados hoje na província indonésia de Riau, na ilha de Sumatra, onde as autoridades ordenaram o fechamento de escolas e recomendaram à população que permaneça em casa devido à intensa fumaça.

Segundo as imagens de satélite das autoridades locais, grande parte da província de Riau, na região central de Sumatra, se encontra coberta por uma enorme nuvem de fumaça.

O Governo local fechou algumas escolas "de maneira indefinida" e aconselhou aos habitantes das regiões mais castigadas pelo fogo que "limitem ao máximo sua permanência no exterior", como informou a agência de notícias estatal "Antara".

A maioria dos incêndios foi provocada por agricultores ou empresários para liberar zonas de floresta e dar lugar a novas plantações.

O fenômeno já é habitual na Indonésia, especialmente durante a época seca, e em algumas ocasiões a nuvem de fumaça atinge países próximos, como Malásia, Brunei e Cingapura.

A Indonésia teve a maior taxa de desmatamento do mundo entre 2000 e 2006, com 1,1 milhão de hectares de floresta perdidas ao ano, ou 125 campos de futebol por hora. Nos últimos anos, porém, o ritmo de destruição caiu. EFE jp/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.