WASHINGTON (Reuters) - Uma área da ilha de Sumatra, na Indonésia, que tem sido a fonte de desastrosos terremotos, ainda possui muita pressão contida que pode resultar em um forte abalo sísmico, informaram pesquisadores na quarta-feira. Medições da zona de terremotos próxima às ilhas Mentawai, na costa oeste de Sumatra, mostram que a região não se movimentou tanto quanto no passado, sugerindo que o potencial para um grande terremoto continua, relataram geólogos na publicação Nature.

A Indonésia faz parte de um cinturão de atividades sísmicas intensas conhecido como o "círculo de fogo do Pacífico", e foi o local de um gigantesco terremoto em dezembro de 2004.

O abalo provocou um tsunami devastador no oceano Índico, que matou mais de 230.000 pessoas na região.

Também ocorreram alguns terremotos menores na área depois, e um forte tremor de magnitude de 8,4 graus na escala Richter, seguido por outro de 7,9, matando mais de 20 pessoas em 2007.

Kerry Sieh, Jean-Philippe Avouac e colegas no California Institute of Technlogy em Pasadena estão observando a área, usando satélites para medir os movimentos da terra e procurando evidências geológicas do que aconteceu no passado.

Eles estão preocupados pois terremotos ainda mais monstruosos aconteceram no local em 1833.

"Duas perguntas salientes são: por que a sequência de 2007 não duplicou o evento de 1833 e por que ele liberou apenas 25 por cento do déficit da força que havia sido acumulada desde 1833", escreveram os pesquisadores.

"Utilizamos medidas de GPS, medições de campo feitas por sublevação da terra, radar de abertura sintética (SAR), interferometria (InSAR) e registros sismológicos para estimar os parâmetros fonte dos dois grandes terremotos de dezembro de 2007", acrescentaram.

Foi constatado que os terremotos de 2007 liberaram apenas um pouco do movimento e da pressão acumuladas com o atrito entre placas tectônicas no local.

"O potencial para um evento de grande impacto na área de Mentawai, portanto, continua grande."

Placas tectônicas são grandes massas de rochas sólidas que flutuam na crosta da Terra. A região de Sunda é a divisa entre placas tectônicas na costa de Sumatra, onde uma série de retalhos de placas se chocam e entram em atrito.

Por seus formatos irregulares, choques e deslizamentos de placas sobre outras ocorrem causando impactos que fazem a terra tremer.

(Reportagem de Maggie Fox)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.